2.1 Responsabilidades institucionais da unidade
2.1. Responsabilidades institucionais da unidade:
Os componentes da responsabilidade institucional da Universidade Federal de Santa Catarina são expressos pelas atribuições da instituição, definidas por seu estatuto e regimento, e seus objetivos estratégicos, definidos, nos casos das instituições federais de ensino superior, a partir do seu plano de desenvolvimento institucional – PDI.
I – Competência Institucional
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior e pesquisa, com sede no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, em Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina e vinculada ao Ministério da Educação (Lei nº 3.849 de 18 de dezembro de 1960 – Decreto nº 64.824 de 15 de julho de 1969).
As atribuições da instituição estão definidas no seu estatuto que em seu artigo terceiro define que “A Universidade tem por finalidade produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida”.
De acordo com o seu Estatuto a UFSC, como instituição de ensino superior, tem por finalidade:
I – estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
II – formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar na sua formação continua;
III – incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
IV – promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
V – estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
VI – promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.
A Universidade Federal de Santa Catarina é composta, no que tange às suas Unidades da Administração Central, pelas Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis, de Desenvolvimento Humano e Social, de Ensino da Graduação, de Infraestrutura, de Pesquisa e Extensão e de Pós-Graduação; e pelas Secretarias de Cultura e Arte, de Planejamento de Finanças e de Relações Institucionais e Internacionais.
No âmbito dos Órgãos Suplementares, a Universidade vincula-se à Biblioteca Universitária, ao Hospital Universitário, ao Biotério Central, à Imprensa Universitária, à Editora Universitária, ao Museu Universitário, ao Restaurante Universitário e ao Núcleo de Processamento de Dados.
No referente às Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão, a Universidade é constituída pelos Centros de Ciências Agrárias, de Ciências Biológicas, de Comunicação e Expressão, de Ciências da Educação, de Ciências Físicas e Matemáticas, de Ciências Jurídicas, de Ciências da Saúde, de Filosofia e Ciências Humanas, de Desportos, Tecnológico e Sócio-Econômico, além dos Campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville.
São objetivos do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago:
I – Ser campo de ensino, pesquisa e extensão na área de saúde e afins, em estreita relação e sob orientação das Coordenadorias e dos Departamentos de Ensino, que nele efetivamente atuam;
II – Prestar assistência à comunidade na área de saúde em todos os níveis de complexidade de forma universalizada e igualitária.
II – Objetivos Estratégicos
Para alcançar a plena execução de suas atribuições a Universidade Federal de Santa Catarina utiliza uma série de princípios que foram construídos no sentido de fazer da instituição um exemplo de excelência. Todos esses elementos, para além do Estatuto e Regimento da UFSC, estão expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional, que refletem a Missão e Visão da UFSC. De acordo com o PDI consolidou-se na instituição a concepção de que a gestão de uma instituição universitária deve ser fundamentada nas idéias de um planejamento estratégico com horizontes temporais de curto, médio e longo prazo muito bem definidos. Somente por meio da internalização progressiva dos princípios que norteiam o planejamento, será possível construir uma cultura permanente de autoavaliação crítica das suas políticas permitindo, com isso, um constante aprimoramento institucional.
De acordo com o Projeto Pedagógico Institucional, parte integrante do PDI, na perspectiva de planejamento de longo prazo, a UFSC se orientará pela adoção do Planejamento Estratégico que deve envolver todas as unidades acadêmicas e administrativas na concepção e consolidação dos seus grandes objetivos estratégicos, definindo os rumos que a Instituição deve seguir nesse horizonte temporal. O planejamento de médio prazo, no caso da UFSC, converge para as reformulações progressivas PDI. Já no horizonte de curto prazo, a UFSC deve adotar o Planejamento Anual, com metas e ações bem estabelecidas para o período de um ano. Os ciclos temporais de planejamento devem definir planos decenais, quinquenais e anuais de ação.
Para a UFSC o estabelecimento de uma cultura de planejamento deve exigir um considerável esforço e tempo para a conscientização, discussão e amadurecimento do processo, conduzindo a construção de métodos e instrumentos de suporte ao processo de tomada de decisão na Instituição, envolvendo suas unidades acadêmicas e administrativas.
Para compreender os objetivos estratégicos da UFSC faz-se necessário identificar a Missão e a Visão da Instituição:
a) Missão
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem por missão “produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida”.
b) Visão
Ser uma universidade de excelência.
Além disso, na construção de seus objetivos estratégicos, a UFSC se orientará pelos seguintes valores:
c) Valores
A UFSC deve afirmar-se, cada vez mais, como um centro de excelência acadêmica, no cenário regional, nacional e internacional, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da ida, com base nos seguintes valores:
- Acadêmica e de Qualidade
- Ousada
- Culta
- Atuante
- Internacionalizada
- Livre
- Autônoma
- Democrática e Plural
- Bem Administrada e Planejada
- Saudável
- Responsável
A partir da Missão e Visão da Instituição, e de acordo com seus princípios, foram estabelecidos os objetivos estratégicos da UFSC. Os objetivos estratégicos da Universidade foram agrupados em dimensões que explicitam os principais conjuntos de atribuições da organização.
São cinco as dimensões contidas no PDI – UFSC:
- Ensino;
- Pesquisa;
- Extensão;
- Cultura e Arte;
- Gestão.
As Dimensões, que abrangem as áreas de interesse da universidade, agrupam os objetivos e metas, as quais ao serem adequadamente alcançadas garantem o bom funcionamento e desenvolvimento no curto e longo prazo da instituição, sendo este o objetivo principal do ciclo de gestão adotado. Nesse sentido são apresentados os objetivos estratégicos da UFSC.
a) Dimensão Ensino
Objetivo 1 – Assegurar a qualidade do ensino em todos os níveis buscando novos patamares de excelência acadêmica.
Objetivo 2 – Institucionalizar ações inovadoras nas atividades de ensino.
Objetivo 3 – Buscar novos patamares de excelência acadêmica na Pós-Graduação.
Objetivo 4 – Expandir a oferta de cursos de mestrado profissional e de pós-graduação lato sensu com impacto social.
Objetivo 5 – Ampliar o acesso qualificado e a efetividade dos processos de formação.
Objetivo 6 – Institucionalizar ações de interação com os egressos.
b) Dimensão Pesquisa
Objetivo 7 – Promover a implantação de estruturas inovadoras de pesquisa.
Objetivo 8 – Fortalecer o ambiente institucional da pesquisa de qualidade.
Objetivo 9 – Fortalecer a inserção regional e a responsabilidade social da UFSC na área da pesquisa.
Objetivo 10 – Ampliar a internacionalização das atividades da UFSC.
c) Dimensão Extensão
Objetivo 11 – Melhorar as ações e estimular propostas inovadoras de interação comunitária.
Objetivo 12 – Ampliar e melhorar as ações de interação com os setores organizados da sociedade.
d) Dimensão Cultura e Arte
Objetivo 13 – Ampliar o ambiente cultural e artístico da UFSC para aperfeiçoar a formação do ser humano.
Objetivo 14 – Promover maior articulação com as unidades universitárias nas atividades artístico-culturais.
Objetivo 15 – Ampliar as ações da UFSC como um centro irradiador das artes e da cultura em Santa Catarina.
e) Dimensão Gestão
Objetivo 16 – Institucionalizar as práticas de planejamento e gestão estratégicos.
Objetivo 17 – Aprimorar a gestão organizacional.
Objetivo 18 – Adequar a infraestrutura e sua gestão às demandas da atualidade.
Objetivo 19 – Implementar ações inovadoras para o aprimoramento individual dos servidores visando à melhoria do desempenho institucional.
Objetivo 20 – Fortalecer e profissionalizar a comunicação e o relacionamento interno e externo.
Objetivo 21 – Implementar ações buscando ampliar a captação de recursos para a consecução das políticas institucionais.
Além dos objetivos estratégicos da UFSC, existem os objetivos estabelecidos para o Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago – HU/UFSC
O HU/UFSC tem como missão: “Preservar e manter a vida, promovendo a saúde, formando profissionais, produzindo e socializando conhecimentos, com ética e responsabilidade social” e como visão: “Ser um centro de referência em alta complexidade, com excelência no ensino, pesquisa, assistência e gestão, pautado na integralidade de atenção a saúde e no trabalho interdisciplinar”.
Visando o cumprimento da Missão e o alcance da Visão da instituição, o HU/UFSC criou 10 programas (Questões Estratégicas), tidas como seus maiores desafios, são eles:
- 1. Programa de Gestão Institucional
- 2. Programa de Acreditação
- 3. Programa de Gestão de Pessoas
- 4. Programa de Gestão da Assistência
- 5. Programa de Tecnologia da Informação
- 6. Programa de Gestão Financeira
- 7. Programa de Ciência e Tecnologia
- 8. Programa de Comunicação Interna e Marketing
- 9. Programa de Gestão de Materiais e Equipamentos
- 10. Programa de Desenvolvimento e Implantação da Alta Complexidade e Transplantes
Além desses programas, em 2010 o HU entrou para o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais – REHUF.