2.4.3 Indicadores Institucionais
2.4.3 Indicadores Institucionais
Universidade Federal de Santa Catarina
Os indicadores de desempenho da UFSC foram formulados de acordo com seus objetivos institucionais e estão organizados a partir dessas dimensões.
Dimensão Ensino
A evolução dos indicadores de desempenho relacionados a dimensão ensino são apresentados na tabela abaixo.
Tabela LXVII – Indicadores
Indicadores | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 |
Número alunos tempo Integral | 30.710,66 | 28.792,32 | 28.254,00 | 29.539,45 | 25.475,30 |
Número de Alunos Equivalentes | 43.307,33 | 39.492,82 | 39.306,94 | 40.315,93 | 35.504,91 |
Número de Professores Equivalentes | 1.908,50 | 1.830,50 | 1.764,50 | 1.755,50 | 1.667,00 |
Grau de Participação Estudantil | 0,92 | 0,84 | 0,92 | 0,91 | 0,88 |
Grau de Envolvimento com a Pós Graduação | 0,23 | 0,24 | 0,25 | 0,27 | 0,22 |
Conceito CAPES | 4,61 | 4,35 | 4,33 | 4,35 | 4,29 |
Índice de Qualificação do Corpo Docente | 4,51 | 4,27 | 4,23 | 4,25 | 4,19 |
Taxa de Sucesso na Pós Graduação | 72,42% | 65,46% | 72,54% | 72,39% | 69,00% |
Fonte: DPL
Observa-se um aumento significativo do número de alunos em dedicação integral na instituição, representando um incremento de aproximadamente 21% no montando quando se considera o último quinquênio. O número de alunos equivalentes teve um incremento similar, 22%, no período.
Quando se observa a evolução do quadro docente, utilizando como referência o conceito de professor equivalente, ressalta-se que o aumento no número de professores equivalentes também cresceu, aproximadamente 14%, entretanto numa proporção menor em relação aos dois indicadores anteriores.
O índice de qualificação docente, componente fundamental tanto quantitativo como qualitativo na avaliação do processo de ensino-aprendizagem, subiu de 4,19 em 2006 para 4,51 em 2010. É importante ressaltar que neste componente se observa um crescimento constante no quinquênio, com um acumulado de 8% no período considerado, que estão refletidos tanto no ensino na graduação quanto pós graduação.
A evolução da pós graduação é evidenciada pela evolução do conceito atribuído pela CAPES aos programas da UFSC.Em 2010, ano de divulgação dos conceitos da pós pela CAPES referente ao triênio 2007-2009, o conceito médio dos programas de pós graduação passou para 4,61. Ao mesmo tempo a taxa de sucesso na pós graduação, importante indicador do grau de desempenho organizacional, atualmente está em 72,42%, significando um pequeno incremento em relação à média do período anterior, o que ocorreu também com o grau de envolvimento com a pós graduação.
Dimensão Pesquisa
A evolução dos indicadores de desempenho relacionados a dimensão pesquisa são apresentados nas tabelas que se seguem.
Tabela LXVIII – Bolsistas de Produtividade CNPq – Unidades Acadêmicas
Unidade Acadêmica | Ano | |||
2003 | 2008 | 2009 | 2010 | |
CTC | 72 | 105 | 108 | 130 |
CSE | 9 | 8 | 6 | 10 |
CFM | 29 | 39 | 44 | 52 |
CFH | 28 | 44 | 39 | 53 |
CED | 8 | 13 | 10 | 12 |
CDS | 4 | 3 | 5 | 3 |
CCS | 14 | 21 | 24 | 29 |
CCJ | 2 | 5 | 8 | 9 |
CCE | 16 | 23 | 22 | 32 |
CCB | 25 | 34 | 39 | 44 |
CCA | 6 | 9 | 17 | 22 |
Total | 213 | 304 | 322 | 396 |
Fonte: DPL
Tabela LXIX – Grupos de Pesquisa – CNPq – 2010
Grande Área | Nº de Grupos de Pesquisa 2003 | Nº de Grupos de Pesquisa 2008 | Nº de Grupos de Pesquisa 2009 | Nº de Grupos de Pesquisa 2010 |
Ciências Agrárias | 24 | 25 | 25 | 30 |
Ciências Biológicas | 33 | 34 | 33 | 42 |
Ciências da Saúde | 48 | 56 | 50 | 64 |
Ciências Exatas e da Terra | 49 | 59 | 38 | 46 |
Ciências Humanas | 77 | 84 | 82 | 95 |
Ciências Sociais e Aplicadas | 48 | 80 | 68 | 82 |
Engenharias | 72 | 86 | 98 | 109 |
Lingüística, Letras e Artes | 22 | 31 | 28 | 40 |
Tecnologias | 0 | 0 | 0 | 5 |
Total | 373 | 455 | 422 | 513 |
Fonte: DPL
Observa-se um crescimento consistente no número de detentores de bolsa de produtividade e pesquisa do CNPq. O número de bolsistas revela o forte comprometimento da instituição com a pesquisa, evidenciado pela parcela significativa de docentes da instituição que tem seu mérito reconhecido pela agência de fomento. Da mesma forma observa-se o crescimento no número de grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina registrados no CNPq.
Dimensão Extensão
A evolução dos indicadores de desempenho relacionados a dimensão extensão são apresentados nas tabelas que se seguem.
Tabela LXX – Número de registros de ações de extensão no SIRAEx
2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 |
1392 | 2062 | 2377 | 3109 | 4114 | 4281 | 6565 |
Dados de 03/01/2011 – Fonte:DPL
Tabela LXXI – Número de certificados de extensão registrados
2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 |
15216 | 16648 | 17533 | 18360 | 19000 | 25200 |
Dados de 03/01/2011 – Fonte:DPL
O número de registros de ações de extensão no sistema da UFSC quem aumentando continuamente, da mesma forma que o alcance dessas ações explicitadas pelo número de certificados de extensão registrados.
No que se refere as ações de permanência, os dados da tabela abaixo demonstram um aumento no número e valor das bolsas concedidas pela instituição visando garantir as condições para que o discente venha alcançar os resultados esperados na sua formação.
Tabela LXXII – Número de Bolsas Permanência
MËS | 2008 | 2009 | 2010 | ||||
No BOLSA | VALOR (R$) BRUTO* | No DE BOLSA | VALOR (R$) BRUTO* | No DE BOLSA | VALOR (R$) BRUTO* | ||
1 | – | – | 567 | 206.388,00 | 944 | 343.616,00 | |
2 | – | – | 566 | 206.024,00 | 907 | 330.148,00 | |
3 | 500 | 182.000,00 | 649 | 236.236,00 | 942 | 342.888,00 | |
4 | 501 | 182.364,00 | 639 | 232.596,00 | 928 | 337.792,00 | |
5 | 544 | 198.016,00 | 739 | 268.996,00 | 998 | 363.272,00 | |
6 | 543 | 197.652,00 | 733 | 266.812,00 | 988 | 359.632,00 | |
7 | 527 | 191.828,00 | 727 | 264.628,00 | 990 | 360.360,00 | |
8 | 582 | 211.848,00 | 843 | 306.852,00 | 1004 | 365.456,00 | |
9 | 557 | 202.748,00 | 814 | 296.296,00 | 980 | 356.720,00 | |
10 | 599 | 218.036,00 | 954 | 347.256,00 | 1064 | 387.296,00 | |
11 | 589 | 214.396,00 | 951 | 346.164,00 | 1035 | 376.740,00 | |
12 | 583 | 212.212,00 | 944 | 343.616,00 | 1032 | 375.648,00 | |
TOTAL | 5.525 | 2.011.100,00 | 9.126 | 3.321.864,00 | 11.812 | 4.299.568,00 | |
Fonte: DPL
Dimensão Gestão
Os indicadores de desempenho que mensuram o desempenho da gestão na Universidade Federal de Santa Catarina estão retratados na tabela abaixo:
Tabela LXXIII – Indicadores de Desempenho
Indicadores | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 |
Custo Corrente/Aluno Equivalente | 16.045,81 | 14.276,10 | 11.807,73 | 9.527,34 | 9.967,58 |
Custo Corrente/Aluno Equivalente (exc HU) | 14.834,98 | 13.303,14 | 11.064,80 | 8.732,16 | 9.093,10 |
Al. Tempo Integral/ Nr Prof. Equiv. | 16,09 | 15,73 | 16,01 | 16,83 | 15,19 |
Al. Tempo Integral/Nr. Func. Equiv. | 8,93 | 8,00 | 7,97 | 8,36 | 7,65 |
Al. Tempo Integral/ Nr Prof. Equiv. (exc HU) | 13,89 | 11,96 | 11,82 | 12,45 | 11,79 |
Func. Equiv./Nr. Prof. Equiv. | 1,80 | 1,97 | 2,01 | 2,01 | 1,99 |
Func. Equiv./Nr. Prof. Equiv. (exc HU) | 1,16 | 1,32 | 1,35 | 1,35 | 1,29 |
Fonte: DPL
Observa-se um crescimento do custo corrente do aluno equivalente nos últimos cinco anos mas ao mesmo tempo aumentou a função Aluno em Tempo Integral em relação ao número de professores equivalentes e também funcionários equivalentes. Percebe-e uma redução na relação entre funcionários equivalentes e professores equivalentes, tanto quando se considera o hospital universitario quanto sem essa unidade.
Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago
Tabela LXXIV – Indicadores Gerais – 2010
Internações | 10.876 | |
Consultas Ambulatoriais | 142.838 | |
Atendimento de Emergência | 71.210 | |
Cirurgias no Centro Cirúrgico | 3.072 | |
Cirurgias Ambulatoriais | 3.834 | |
Partos | Normal | 1.140 |
Cesariana | 695 |
Fonte: HU
Tabela LXXV – Exames Realizados
Tipo de Exame | Nº de exames | ||
Paciente Internado | Paciente Ambulatorial | TOTAL ANUAL | |
Broncoscopia | 61 | 17 | 78 |
Ecocardiograma | 981 | 4967 | 5.948 |
Eletrocardiograma | 1.625 | 5.872 | 7.497 |
Teste de Esforço | 09 | 1.143 | 1.152 |
Colonoscopia | 84 | 260 | 344 |
Eletroencefalograma | 20 | 691 | 711 |
Endoscopia | 491 | 1.566 | 2.057 |
Hemodinâmica | 379 | 811 | 1.190 |
Exame Laboratorial: Hematologia | 39.078 | 87.428 | 126.506 |
Exame Laboratorial: Microbiologia | 10.483 | 26.491 | 36.974 |
Exame Laboratorial: Hormônios | 2.828 | 26.133 | 28.961 |
Exame Laboratorial: Micologia | 386 | 853 | 1.239 |
Exame Laboratorial: Urinálise | 8.373 | 24.182 | 32.555 |
Exame Laboratorial: Bioquímica | 78.890 | 196.797 | 275.687 |
Exame Laboratorial: Imunologia | 7.624 | 30.157 | 37.781 |
Exame Laboratorial: Parasitologia | 473 | 2.706 | 3.179 |
Exame Laboratorial: Toxicologia de Emergência | 08 | 1.244 | 1.252 |
Exame Laboratorial: Biologia Molecular | 22 | 147 | 169 |
Audiometria Tonal | 0 | 246 | 246 |
Audiometria Vocal | 0 | 4.005 | 4.005 |
Complacência e Reflexos | 0 | 147 | 147 |
Emissões Otoacústicas | 1.682 | 965 | 2.647 |
Exame de Raios X | 22.853 | 11.627 | 34.480 |
Exame de Raios X contrastados | 90 | 240 | 330 |
Mamografia | 34 | 1.319 | 1.353 |
Ultrassonografia | 2.447 | 5.650 | 8.097 |
Punção com Biópsia | 35 | 371 | 406 |
Tomografias | 2.584 | 1.387 | 3.971 |
Anatomopatológico: Citologia | 67 | 545 | 612 |
Anatomopatológico: Histologia | 2.910 | 6.363 | 9.273 |
Anatomopatológico: Imunoistoquímica | 51 | 960 | 1.011 |
Anatomopatológico: Necrópsia | 25 | 0 | 25 |
Anatomopatológico: PBAF | 0 | 40 | 40 |
Anatomopatológico: Congelação | 32 | 0 | 32 |
Anatomopatológico: Imunofluorescência | 12 | 15 | 27 |
Total | 184.637 | 445.345 | 629.982 |
Fonte: HU
Tabela LXXVI – Outros Procedimentos
Procedimentos | Total anual |
Quimioterapia | 12.951 |
Unidade de Tratamento Dialítico – UTD | 3.389 |
Fonte: HU
Tabela LXXVII – Refeições Distribuídas
Quantidade Refeições | Total anual |
Pacientes | 379.059 |
Acompanhantes | 48.104 |
Funcionários | 188.009 |
S.Educação Infantil | 39.390 |
Total | 654.562 |
Fonte: HU
Tabela LXXVIII – Roupas Processadas
Quantidade | Total anual |
Kg de roupas lavadas | 671.458 |
Fonte: HU