2.3.9.1. Ação: 1375.4006.26246.0042 – Funcionamento de Cursos de Pós-Graduação

2.3.9.1. Ação: 1375.4006.26246.0042 – Funcionamento de Cursos de Pós-Graduação

Tipo da Ação: Atividade

Descrição: Desenvolvimento de ações para assegurar a manutenção e o funcionamento dos cursos de pós-graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior, correspondendo a dispêndios com a coordenação dos programas de pós-graduação, abrangendo organização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, manutenção de serviços terceirizados, pagamento de serviços públicos, entre outros, bem como a manutenção de infra-estrutura física por meio de obras de pequeno vulto que envolvam ampliação/reforma/adaptação e aquisição e/ou reposição de materiais, inclusive aqueles inerentes às pequenas obras, observados os limites da legislação vigente.

Coordenador da Ação: José Antonio Bellini da Cunha Neto

CPF: 060.002.661-20

Cargo: Diretor do Departamento de Acompanhamento de Programas / PRPG

Meta Física Prevista: 9.478 Alunos matriculados

Meta Financeira Prevista: R$ 298.678,00

Meta Física Realizada: 10.020 Alunos matriculados

Meta Financeira Executada: R$ 298.678,00

Avaliação: Os Programas de Pós-Graduação da UFSC tiveram em 2010 um desempenho remarcável, tendo em vista os resultados da avaliação trienal realizada pela CAPES.

Dentre os 56 Programas de Pós-Graduação da instituição, 19 tiveram seus conceitos aumentados na avaliação, tendo 2 deles (Engenharia Mecânica e Farmacologia) atingido o conceito máxima (nota 7). Agora são três os Programas com conceito máximo ( o Programa de Química já tinha a nota 7).

Quatro outros Programas atingiram o conceito de excelência, nota 6.

Apenas 4 Programas tiveram suas notas reduzidas, número inferior à média nacional  de 10% .

O dado indicador da ação, o número de alunos, sofreu flutuações ao longo do período, o que era perfeitamente esperado pois representam o fluxo normal de alunos nos diversos cursos. É importante salientar que os cursos de especialização não têm seu início atrelado ao semestre letivo e se iniciam e terminam conforme cronograma estabelecido nos planos de curso.

Os recursos financeiros atribuídos a essa ação foram geridos pela Secretaria de Planejamento embora representem um fração muito pequena do total de recursos absorvidos na manutenção dos Programas. Estes são fortemente apoiados pela CAPES e pelo CNPQ.

A meta de 9478 alunos foi ultrapassada em 6% no mês de dezembro.