2.3.8.8. Ação 1073.125C.26246.0042 – Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

2.3.8.8. Ação 1073.125C.26246.0042 – Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Tipo de Ação: Projeto

Descrição: Apoio financeiro da União para criação de entidade integrante do sistema federal de ensino superior, na construção da infra-estrutura e das edificações, projetos de arquitetura e engenharia, licitações para contratação de obras, compras de equipamentos e mobiliários, bem como, para o desenvolvimento das demais ações pertinentes e necessária à efetiva implantação da referida universidade.

Coordenador da Ação: Vicente de Paula Almeida Junior.

CPF: 061.703.838-44

Cargo: Pró-Reitor de Planejamento da Universidade Federal da Fronteira Sul

Meta Física Prevista: 37% da instituição implantada até Dezembro de 2012.

Meta Financeira Prevista: R$ 46.332.484,00

Meta Física Realizada: 24%

Meta Financeira Executada: R$ 41.857.463,18

Justificativa do percentual da meta física realizada:

A unidade de medida é a % da execução física. Desta forma, considerou-se como “instituição implantada” as ações estruturadas e organizadas relativas ao (i) Ensino, à (ii) Pesquisa, à (iii) Extensão e Cultura,  (iv) à contratação de professores e servidores através de concurso públicos e à (v) condições de infraestrutura básica necessárias ao pleno funcionamento da universidade.

Ensino. O projeto Pedagógico Institucional (PPI) e os projetos pedagógicos de cursos (PPCs) já foram elaborados. Dos 42 Cursos previstos para a Universidade Federal da Fronteira Sul, todos estão funcionando plenamente com as condições de infraestrutura básica necessárias, 212 professores concursados e 1884 alunos selecionados através do Enem. Além disso, o processo seletivo para o ano de 2011 está em fase de final de inscrições.

Tabela XVIII – Dados do Processo Seletivo

2010
Número de Inscritos 11210
Vagas Oferecidas 2160
Relação Candidato/Vaga 5.19

Fonte: UFFS

Tabela XIX – Matrículas/Campus

Graduação 2010
Chapecó 718
Cerro Largo 282
Erechim 388
Laranjeiras do Sul 232
Realeza 264
Total 1884

Fonte: DCA/DRA – UFFS, situação em 20/10/2010

*OBS: Há 42 alunos Especiais.

Tabela XX – Bolsa Graduação

2010
Permanência 564
Iniciação Acadêmica 248
Monitoria 0
Estágio 0
Total 812

Fonte: Diretoria de Assuntos Estudantis

Pesquisa e Pós-Graduação. O planejamento do desenvolvimento da Pós-Graduação já foi realizado através da 1º Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão – COEPE, realizada ao longo de 2010. Conferência que envolveu toda a comunidade acadêmica através de fóruns de debates em todos os campi da instituição. Em 2010 a instituição credenciou 07 grupos de pesquisa na Capes com 57 professores envolvidos.

Tabela XXI – Produção Cientifica – UFFS

2010
Livros publicados 52
Capitulo de livros 149
Tradução de livros 8
Organização de livros 29
Artigo em periódico indexado 442
Artigo em periódico não indexado 120
Texto completo em anais 619
Resumos em anais 959
Nota breve em periódicos 37
Total 2415

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG)

Tabela XXII – Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa – 2010
N° Grupos 7
Total de Professores envolvidos 57
Média Prof./Grupo 8,14

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG)

Extensão e Cultura. Ao longo de 2010, 69 professores foram envolvidos em 29 atividades de extensão e cultura diferentes formatos: 16 eventos, 10 projetos e 03 cursos. Cita-se, como exemplo, o Curso da Realidade Brasileira – a partir dos grandes pensadores brasileiros, o Projeto permanente de Cineclube Universitário e o I Seminário Interdisciplinar de História, Cultura e Identidade Afro-brasileira.

Tabela XXIII – Atividades de Extensão e Cultura

2010
N° de Atividades 29
Total de Professores envolvidos 69
Média Prof./ Projeto 2,3

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC)

Obras e infraestrutura. Durante o ano de 2010 foram licitados 06 blocos de aulas ainda em fase de construção; 16 laboratórios licitados e também em fase de construção e 05 projetados, totalizando 21 laboratórios; 01 prédio comprado para o campus de Cerro Largo; 04 projetos para moradia estudantil, 05 projetos para restaurante universitário, 75 de infraestrutura urbana, 01 de biblioteca, 01 de reitoria, 05 para edifícios de cultura e convivência, 05 blocos para os professores, 04 centros administrativos e 01 reforma para o ginásio do prédio de Cerro Largo. Além disso, a universidade já tem 05 terrenos, onde 01 foi comprado e os outros 04 adquiridos por meio de doação.

Tabela XXIV – Dados do acervo bibliográfico

Item 2010
Nº de Títulos (Aprox.) 2800
Nº de Exemplares 19530
Materiais Adicionais 426
Nº de Títulos de Periódicos Nacionais 10
Nº de Exemplares de Periódicos Nacionais 79
Empréstimos de Livros 19845
Reservas 324
Leitores Inscritos 2049

Fonte: UFFS

Tabela XXV – Espaço Físico UFFS

Local
Reitoria e Diretoria de Gestão de Pessoas 547,00
Campus de Chapecó – Seminário 3.000,00
Campus de Chapecó – Bom Pastor 5.055,28
Campus de Cerro Largo 5.756,00
Campus de Erechim 1.227,93
Campus de Laranjeiras do Sul 1.425,00
Campus de Realeza 3.860,85
TOTAL 20.872,06

Fonte: Secretaria Especial de Obras – UFFS

Contratação do Corpo docente. De 500 professores, autorizados pela Lei 12.029/2009, 212 estão em exercício.

Tabela XXVI – Docentes Efetivos/Titulação

2010
Mestres 152
Doutores 60
Total 212

Fonte: Diretoria de Gestão de Pessoas – UFFS

Tabela XXVII – Relação Aluno / Professor

Relação aluno/Professor – 2010
N° Alunos (Grad. + PG) 1926*
N° Professores 212
Relação 9,08

Fonte: Diretoria de Gestão de Pessoas e DCA – UFFS

Contratação do Corpo técnico. De 340 técnicos administrativos (composição do quadro de pessoal formada pela Lei 12.029/2009) 270 estão em exercício.

Avaliação da Ação: O presente item busca fazer uma análise critica da execução física da ação 125C contemplando uma avaliação do impacto dos resultados alcançados na consecução dos objetivos de médio e longo prazo da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

Os Macros Objetivos da UFFS são:

  • Promover o desenvolvimento regional integrado (Condição essencial para a garantia da permanência dos cidadãos na região da fronteira sul e a reversão do processo de litoralização hoje em curso);
  • Assegurar o acesso ao ensino superior como fator decisivo para o desenvolvimento das capacidades econômicas e sociais da região, a qualificação profissional e o compromisso de inclusão social;
  • Desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão como condição de existência de um ensino crítico, investigativo e inovador e a interação entre as cidades e estados que compõem a grande fronteira do Mercosul e seu entorno.

A Mesorregião da Fronteira Sul tem a agropecuária e a agroindústria como base de sua estrutura produtiva e um grau de urbanização relativamente baixo em relação ao restante do País concentrando parcela significativa da população na zona rural. Em relação à região Sul, a Mesorregião representa um quarto do território e da população. No entanto, o PIB da Mesorregião representa pouco mais de um décimo e o PIB per capita é 40% menor que o da região Sul. Além disso, os indicadores demonstram que a Mesorregião, em relação à Região Sul e ao Brasil, vem empobrecendo.

A referida Mesorregião, por estar ocupada basicamente por instituições privadas de ensino, condicionou sua população à cobrança de mensalidades para cursar o nível superior, o que excluiu os mais carentes. Assim, a exclusão tem um claro recorte social, visto que impede justamente o acesso ao ensino superior da população com menor poder aquisitivo. Este processo, além de excludente contribui para extrair renda da população mais pobre. Na área da pesquisa e da extensão, os limites são ainda maiores.

Esta realidade contribui com o deslocamento populacional do campo para a cidade, dos pequenos municípios para as cidades-pólo de cada microrregião e, principalmente, da Mesorregião para outras regiões, num processo conhecido como litoralização da população. Tal movimento vem minando as forças produtivas locais e dificultando a geração de um processo de desenvolvimento endógeno.

Por essa razão, a oferta de ensino superior público e gratuito, especialmente à população mais carente, articulada com um forte investimento em pesquisa e extensão, que atenda os três Estados da Mesorregião com diversos campi, é condição essencial ao desenvolvimento regional. É nesse contexto que se insere a ação 125C – Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul – como estratégica para a promoção do desenvolvimento regional.

Conforme dados do primeiro processo seletivo da UFFS, 86,7% fizeram todo o ensino médio ou parte dele em escola pública e tiveram direito à bonificação, prevista pelas regras do processo de seleção. Do total de 11.209 inscrições recebidas no prazo, 9.008 (80,4%) são de alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública; 385 (3,4%) de alunos que frequentaram dois anos e 321 (2,9%) de alunos que cursaram um ano de escola pública. Apenas 13,3% dos concorrentes cursaram todo o ensino médio em escolas do setor privado.  Desta forma, os números apresentados demonstram a demanda pelos cursos da UFFS por parte dos jovens de família de baixa renda.

A análise sócio-econômica dos alunos matriculados afirma a ideia apresentada, pois 91% cursaram escolas de ensino médio públicas, 79% não prestaram pré-vestibular, sendo que 51% declararam que não o fizeram por dificuldades financeiras e em 56% dos casos, os candidatos vêm de famílias com renda de até três salários mínimos e 87%, com renda de até cinco salários.

  • Ter feito o ensino médio em escola pública faz parte dos critérios de classificação, conforme previsto no item 4 do Edital 003 /UFFS /2009, que estabelece as regras do processo seletivo da UFFS.
  • Tendo em vista o perfil socioeconômico dos discentes da UFFS foram ofertadas 900 bolsas sendo: 250 de Iniciação Acadêmica, no valor de R$ 450,00; e 650 Bolsas Permanência de R$255,00. Desta forma, demonstrando que a instituição busca não somente assegurar o acesso ao ensino superior, mas também a permanência desses alunos.
  • Para melhor alcançar sua missão e seus objetivos, a Universidade Federal da Fronteira Sul tem uma estrutura multicampi (descentralizada). A proposição de localização da sede e dos campi da Universidade tomou como base os seguintes critérios: regiões com forte presença de organizações e Movimentos Sociais Populares e do Movimento Pró-Universidade Federal; regiões com maior número de alunos no Ensino Médio; regiões com IDH mais baixos; regiões que representem centralidade no contexto geográfico da Mesorregião e que contenham certa infraestrutura de transporte, comunicação, educação básica, servidores públicos, hotéis; distribuição dos campi entre os estados, considerando o número de municípios e a população da Mesorregião e seu entorno.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), tem sua sede em Chapecó – SC, um campus em Erechim–RS, um campus em Cerro largo–RS e um campus em Laranjeiras do Sul – PR e um campus em Realeza –PR.

Os recursos destinados a Ação 125C tem contribuído de forma significativa para a estruturação da reitoria e dos campi da Universidade. Já foram adquiridos computadores, mesas, cadeiras, quadros, projetores e todos os recursos básicos e necessários ao andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como as atividades administrativas e de gestão.

Tabela XXVIII – Dados do Processo Seletivo

Curso Campi Opção 1 Inscritos Total vagas Matrículas
Ativas
Opção 1 C/V
ADMINISTRAÇÃO  –  DIURNO CHAPECÓ  (SC) 153 50 42 3.06
ADMINISTRAÇÃO  –  NOTURNO CHAPECÓ  (SC) 626 50 49 12.52
AGRONOMIA  –  DIURNO CERRO LARGO  (RS) 425 50 46 8.50
AGRONOMIA  –  DIURNO CHAPECÓ  (SC) 444 50 47 8.88
AGRONOMIA  –  DIURNO ERECHIM  (RS) 284 50 52 5.68
AGRONOMIA  –  DIURNO LARANJEIRAS  DO  SUL  (PR) 396 50 52 7.92
ARQUITETUTA  E  URBANISMO  –  DIURNO ERECHIM  (RS) 1070 50 48 21.40
CIÊNCIAS  DA  COMPUTAÇÃO  –  DIURNO CHAPECÓ  (SC) 199 50 42 3.98
CIÊNCIAS  DA  COMPUTAÇÃO  –  NOTURNO CHAPECÓ  (SC) 461 50 51 9.22
DESENVOLVIMENTO  RURAL  E  GESTÃO  AGROINDUS CERRO  LARGO  (RS) 51 50 34 1.02
DESENVOLVIMENTO  RURAL  E  GESTÃO  AGROINDUS LARANJEIRAS  DO  SUL  (PR) 42 50 44 0.84
ENFERMAGEM – DIURNO CHAPECÓ  (SC) 539 40 39 13.48
ENG. AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS CERRO  LARGO  (RS) 816 50 39 16.32
ENG. AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS CHAPECÓ  (SC) 1116 50 41 22.32
ENG. AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS ERECHIM  (RS) 650 50 48 13.00
ENGENHARIA  DE  ALIMENTOS  –  DIURNO LARANJEIRAS  DO  SUL  (PR) 271 50 40 5.42
ENGENHARIA  DE  AQUICULTURA  –  DIURNO LARANJEIRAS  DO  SUL  (PR) 54 50 42 1.08
LIC  EM  CIÊNCIAS:  BLG,  FSC  E  QMC  –  NOTURNO CERRO  LARGO  (RS) 347 150 134 2.31
LIC  EM  CIÊNCIAS:  BLG,  FSC  E  QMC  –  NOTURNO REALEZA  (PR) 312 150 147 2.08
LIC  EM  EDUCAÇÃO  DO  CAMPO  –  DIURNO LARANJEIRAS  DO  SUL  (PR) 21 30 24 0.70
LIC  EM  EDUCAÇÃO  DO  CAMPO  –  NOTURNO LARANJEIRAS  DO  SUL  (PR) 176 30 30 5.87
LIC  EM  PORTUGUÊS  E  ESPANHOL  –  DIURNO CHAPECÓ  (SC) 33 30 23 1.10
LIC  EM  PORTUGUÊS  E  ESPANHOL  –  NOTURNO CERRO  LARGO  (RS) 178 30 30 5.93
LIC  EM  PORTUGUÊS  E  ESPANHOL  –  NOTURNO CHAPECÓ  (SC) 74 30 30 2.47
LIC  EM  PORTUGUÊS  E  ESPANHOL  –  NOTURNO REALEZA  (PR) 112 30 30 3.73
LICENCIATURA  EM  FILOSOFIA  –  DIURNO CHAPECÓ  (SC) 38 50 24 0.76
LICENCIATURA  EM  FILOSOFIA  –  NOTURNO CHAPECÓ  (SC) 50 50 34 1.00
LICENCIATURA  EM  FILOSOFIA  –  NOTURNO ERECHIM  (RS) 36 50 49 0.72
LICENCIATURA  EM  GEOGRAFIA  –  DIURNO CHAPECÓ  (SC) 27 50 18 0.54
LICENCIATURA  EM  GEOGRAFIA  –  NOTURNO CHAPECÓ  (SC) 47 50 43 0.94
LICENCIATURA  EM  GEOGRAFIA  –  NOTURNO ERECHIM  (RS) 57 50 45 1.14
LICENCIATURA  EM  HISTÓRIA  –  DIURNO CHAPECÓ  (SC) 47 50 31 0.94
LICENCIATURA  EM  HISTÓRIA  –  NOTURNO CHAPECÓ  (SC) 84 50 42 1.68
LICENCIATURA  EM  HISTÓRIA  –  NOTURNO ERECHIM  (RS) 95 50 47 1.90
LICENCIATURA  EM  PEDAGOGIA  –  DIURNO CHAPECÓ  (SC) 25 50 37 0.50
LICENCIATURA  EM  PEDAGOGIA  –  NOTURNO CHAPECÓ  (SC) 114 50 49 2.28
LICENCIATURA  EM  PEDAGOGIA  –  NOTURNO ERECHIM  (RS) 201 50 49 4.02
LICENCIATURA  EM  SOCIOLOGIA  –  DIURNO CHAPECÓ  (SC) 20 50 16 0.40
LICENCIATURA  EM  SOCIOLOGIA  –  NOTURNO CHAPECÓ  (SC) 52 50 43 1.04
LICENCIATURA  EM  SOCIOLOGIA  –  NOTURNO ERECHIM  (RS) 72 50 50 1.44
MEDICINA  VETERINÁRIA  – REALEZA  (PR) 1072 50 48 21.44
NUTRIÇÃO  –  DIURNO REALEZA  (PR) 323 40 39 8.08

Fonte: UFFS