2.3.8.8. Ação 1073.125C.26246.0042 – Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
2.3.8.8. Ação 1073.125C.26246.0042 – Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
Tipo de Ação: Projeto
Descrição: Apoio financeiro da União para criação de entidade integrante do sistema federal de ensino superior, na construção da infra-estrutura e das edificações, projetos de arquitetura e engenharia, licitações para contratação de obras, compras de equipamentos e mobiliários, bem como, para o desenvolvimento das demais ações pertinentes e necessária à efetiva implantação da referida universidade.
Coordenador da Ação: Vicente de Paula Almeida Junior.
CPF: 061.703.838-44
Cargo: Pró-Reitor de Planejamento da Universidade Federal da Fronteira Sul
Meta Física Prevista: 37% da instituição implantada até Dezembro de 2012.
Meta Financeira Prevista: R$ 46.332.484,00
Meta Física Realizada: 24%
Meta Financeira Executada: R$ 41.857.463,18
Justificativa do percentual da meta física realizada:
A unidade de medida é a % da execução física. Desta forma, considerou-se como “instituição implantada” as ações estruturadas e organizadas relativas ao (i) Ensino, à (ii) Pesquisa, à (iii) Extensão e Cultura, (iv) à contratação de professores e servidores através de concurso públicos e à (v) condições de infraestrutura básica necessárias ao pleno funcionamento da universidade.
Ensino. O projeto Pedagógico Institucional (PPI) e os projetos pedagógicos de cursos (PPCs) já foram elaborados. Dos 42 Cursos previstos para a Universidade Federal da Fronteira Sul, todos estão funcionando plenamente com as condições de infraestrutura básica necessárias, 212 professores concursados e 1884 alunos selecionados através do Enem. Além disso, o processo seletivo para o ano de 2011 está em fase de final de inscrições.
Tabela XVIII – Dados do Processo Seletivo
2010 | |
Número de Inscritos | 11210 |
Vagas Oferecidas | 2160 |
Relação Candidato/Vaga | 5.19 |
Fonte: UFFS
Tabela XIX – Matrículas/Campus
Graduação | 2010 |
Chapecó | 718 |
Cerro Largo | 282 |
Erechim | 388 |
Laranjeiras do Sul | 232 |
Realeza | 264 |
Total | 1884 |
Fonte: DCA/DRA – UFFS, situação em 20/10/2010
*OBS: Há 42 alunos Especiais.
Tabela XX – Bolsa Graduação
2010 | |
Permanência | 564 |
Iniciação Acadêmica | 248 |
Monitoria | 0 |
Estágio | 0 |
Total | 812 |
Fonte: Diretoria de Assuntos Estudantis
Pesquisa e Pós-Graduação. O planejamento do desenvolvimento da Pós-Graduação já foi realizado através da 1º Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão – COEPE, realizada ao longo de 2010. Conferência que envolveu toda a comunidade acadêmica através de fóruns de debates em todos os campi da instituição. Em 2010 a instituição credenciou 07 grupos de pesquisa na Capes com 57 professores envolvidos.
Tabela XXI – Produção Cientifica – UFFS
2010 | |
Livros publicados | 52 |
Capitulo de livros | 149 |
Tradução de livros | 8 |
Organização de livros | 29 |
Artigo em periódico indexado | 442 |
Artigo em periódico não indexado | 120 |
Texto completo em anais | 619 |
Resumos em anais | 959 |
Nota breve em periódicos | 37 |
Total | 2415 |
Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG)
Tabela XXII – Grupos de Pesquisa
Grupos de Pesquisa – 2010 | |
N° Grupos | 7 |
Total de Professores envolvidos | 57 |
Média Prof./Grupo | 8,14 |
Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG)
Extensão e Cultura. Ao longo de 2010, 69 professores foram envolvidos em 29 atividades de extensão e cultura diferentes formatos: 16 eventos, 10 projetos e 03 cursos. Cita-se, como exemplo, o Curso da Realidade Brasileira – a partir dos grandes pensadores brasileiros, o Projeto permanente de Cineclube Universitário e o I Seminário Interdisciplinar de História, Cultura e Identidade Afro-brasileira.
Tabela XXIII – Atividades de Extensão e Cultura
2010 | |
N° de Atividades | 29 |
Total de Professores envolvidos | 69 |
Média Prof./ Projeto | 2,3 |
Fonte: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC)
Obras e infraestrutura. Durante o ano de 2010 foram licitados 06 blocos de aulas ainda em fase de construção; 16 laboratórios licitados e também em fase de construção e 05 projetados, totalizando 21 laboratórios; 01 prédio comprado para o campus de Cerro Largo; 04 projetos para moradia estudantil, 05 projetos para restaurante universitário, 75 de infraestrutura urbana, 01 de biblioteca, 01 de reitoria, 05 para edifícios de cultura e convivência, 05 blocos para os professores, 04 centros administrativos e 01 reforma para o ginásio do prédio de Cerro Largo. Além disso, a universidade já tem 05 terrenos, onde 01 foi comprado e os outros 04 adquiridos por meio de doação.
Tabela XXIV – Dados do acervo bibliográfico
Item | 2010 |
Nº de Títulos (Aprox.) | 2800 |
Nº de Exemplares | 19530 |
Materiais Adicionais | 426 |
Nº de Títulos de Periódicos Nacionais | 10 |
Nº de Exemplares de Periódicos Nacionais | 79 |
Empréstimos de Livros | 19845 |
Reservas | 324 |
Leitores Inscritos | 2049 |
Fonte: UFFS
Tabela XXV – Espaço Físico UFFS
Local | m² |
Reitoria e Diretoria de Gestão de Pessoas | 547,00 |
Campus de Chapecó – Seminário | 3.000,00 |
Campus de Chapecó – Bom Pastor | 5.055,28 |
Campus de Cerro Largo | 5.756,00 |
Campus de Erechim | 1.227,93 |
Campus de Laranjeiras do Sul | 1.425,00 |
Campus de Realeza | 3.860,85 |
TOTAL | 20.872,06 |
Fonte: Secretaria Especial de Obras – UFFS
Contratação do Corpo docente. De 500 professores, autorizados pela Lei 12.029/2009, 212 estão em exercício.
Tabela XXVI – Docentes Efetivos/Titulação
2010 | |
Mestres | 152 |
Doutores | 60 |
Total | 212 |
Fonte: Diretoria de Gestão de Pessoas – UFFS
Tabela XXVII – Relação Aluno / Professor
Relação aluno/Professor – 2010 | |
N° Alunos (Grad. + PG) | 1926* |
N° Professores | 212 |
Relação | 9,08 |
Fonte: Diretoria de Gestão de Pessoas e DCA – UFFS
Contratação do Corpo técnico. De 340 técnicos administrativos (composição do quadro de pessoal formada pela Lei 12.029/2009) 270 estão em exercício.
Avaliação da Ação: O presente item busca fazer uma análise critica da execução física da ação 125C contemplando uma avaliação do impacto dos resultados alcançados na consecução dos objetivos de médio e longo prazo da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.
Os Macros Objetivos da UFFS são:
- Promover o desenvolvimento regional integrado (Condição essencial para a garantia da permanência dos cidadãos na região da fronteira sul e a reversão do processo de litoralização hoje em curso);
- Assegurar o acesso ao ensino superior como fator decisivo para o desenvolvimento das capacidades econômicas e sociais da região, a qualificação profissional e o compromisso de inclusão social;
- Desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão como condição de existência de um ensino crítico, investigativo e inovador e a interação entre as cidades e estados que compõem a grande fronteira do Mercosul e seu entorno.
A Mesorregião da Fronteira Sul tem a agropecuária e a agroindústria como base de sua estrutura produtiva e um grau de urbanização relativamente baixo em relação ao restante do País concentrando parcela significativa da população na zona rural. Em relação à região Sul, a Mesorregião representa um quarto do território e da população. No entanto, o PIB da Mesorregião representa pouco mais de um décimo e o PIB per capita é 40% menor que o da região Sul. Além disso, os indicadores demonstram que a Mesorregião, em relação à Região Sul e ao Brasil, vem empobrecendo.
A referida Mesorregião, por estar ocupada basicamente por instituições privadas de ensino, condicionou sua população à cobrança de mensalidades para cursar o nível superior, o que excluiu os mais carentes. Assim, a exclusão tem um claro recorte social, visto que impede justamente o acesso ao ensino superior da população com menor poder aquisitivo. Este processo, além de excludente contribui para extrair renda da população mais pobre. Na área da pesquisa e da extensão, os limites são ainda maiores.
Esta realidade contribui com o deslocamento populacional do campo para a cidade, dos pequenos municípios para as cidades-pólo de cada microrregião e, principalmente, da Mesorregião para outras regiões, num processo conhecido como litoralização da população. Tal movimento vem minando as forças produtivas locais e dificultando a geração de um processo de desenvolvimento endógeno.
Por essa razão, a oferta de ensino superior público e gratuito, especialmente à população mais carente, articulada com um forte investimento em pesquisa e extensão, que atenda os três Estados da Mesorregião com diversos campi, é condição essencial ao desenvolvimento regional. É nesse contexto que se insere a ação 125C – Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul – como estratégica para a promoção do desenvolvimento regional.
Conforme dados do primeiro processo seletivo da UFFS, 86,7% fizeram todo o ensino médio ou parte dele em escola pública e tiveram direito à bonificação, prevista pelas regras do processo de seleção. Do total de 11.209 inscrições recebidas no prazo, 9.008 (80,4%) são de alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública; 385 (3,4%) de alunos que frequentaram dois anos e 321 (2,9%) de alunos que cursaram um ano de escola pública. Apenas 13,3% dos concorrentes cursaram todo o ensino médio em escolas do setor privado. Desta forma, os números apresentados demonstram a demanda pelos cursos da UFFS por parte dos jovens de família de baixa renda.
A análise sócio-econômica dos alunos matriculados afirma a ideia apresentada, pois 91% cursaram escolas de ensino médio públicas, 79% não prestaram pré-vestibular, sendo que 51% declararam que não o fizeram por dificuldades financeiras e em 56% dos casos, os candidatos vêm de famílias com renda de até três salários mínimos e 87%, com renda de até cinco salários.
- Ter feito o ensino médio em escola pública faz parte dos critérios de classificação, conforme previsto no item 4 do Edital 003 /UFFS /2009, que estabelece as regras do processo seletivo da UFFS.
- Tendo em vista o perfil socioeconômico dos discentes da UFFS foram ofertadas 900 bolsas sendo: 250 de Iniciação Acadêmica, no valor de R$ 450,00; e 650 Bolsas Permanência de R$255,00. Desta forma, demonstrando que a instituição busca não somente assegurar o acesso ao ensino superior, mas também a permanência desses alunos.
- Para melhor alcançar sua missão e seus objetivos, a Universidade Federal da Fronteira Sul tem uma estrutura multicampi (descentralizada). A proposição de localização da sede e dos campi da Universidade tomou como base os seguintes critérios: regiões com forte presença de organizações e Movimentos Sociais Populares e do Movimento Pró-Universidade Federal; regiões com maior número de alunos no Ensino Médio; regiões com IDH mais baixos; regiões que representem centralidade no contexto geográfico da Mesorregião e que contenham certa infraestrutura de transporte, comunicação, educação básica, servidores públicos, hotéis; distribuição dos campi entre os estados, considerando o número de municípios e a população da Mesorregião e seu entorno.
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), tem sua sede em Chapecó – SC, um campus em Erechim–RS, um campus em Cerro largo–RS e um campus em Laranjeiras do Sul – PR e um campus em Realeza –PR.
Os recursos destinados a Ação 125C tem contribuído de forma significativa para a estruturação da reitoria e dos campi da Universidade. Já foram adquiridos computadores, mesas, cadeiras, quadros, projetores e todos os recursos básicos e necessários ao andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como as atividades administrativas e de gestão.
Tabela XXVIII – Dados do Processo Seletivo
Curso | Campi | Opção 1 Inscritos | Total vagas | Matrículas Ativas |
Opção 1 C/V |
ADMINISTRAÇÃO – DIURNO | CHAPECÓ (SC) | 153 | 50 | 42 | 3.06 |
ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO | CHAPECÓ (SC) | 626 | 50 | 49 | 12.52 |
AGRONOMIA – DIURNO | CERRO LARGO (RS) | 425 | 50 | 46 | 8.50 |
AGRONOMIA – DIURNO | CHAPECÓ (SC) | 444 | 50 | 47 | 8.88 |
AGRONOMIA – DIURNO | ERECHIM (RS) | 284 | 50 | 52 | 5.68 |
AGRONOMIA – DIURNO | LARANJEIRAS DO SUL (PR) | 396 | 50 | 52 | 7.92 |
ARQUITETUTA E URBANISMO – DIURNO | ERECHIM (RS) | 1070 | 50 | 48 | 21.40 |
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO – DIURNO | CHAPECÓ (SC) | 199 | 50 | 42 | 3.98 |
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO – NOTURNO | CHAPECÓ (SC) | 461 | 50 | 51 | 9.22 |
DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO AGROINDUS | CERRO LARGO (RS) | 51 | 50 | 34 | 1.02 |
DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO AGROINDUS | LARANJEIRAS DO SUL (PR) | 42 | 50 | 44 | 0.84 |
ENFERMAGEM – DIURNO | CHAPECÓ (SC) | 539 | 40 | 39 | 13.48 |
ENG. AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS | CERRO LARGO (RS) | 816 | 50 | 39 | 16.32 |
ENG. AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS | CHAPECÓ (SC) | 1116 | 50 | 41 | 22.32 |
ENG. AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS | ERECHIM (RS) | 650 | 50 | 48 | 13.00 |
ENGENHARIA DE ALIMENTOS – DIURNO | LARANJEIRAS DO SUL (PR) | 271 | 50 | 40 | 5.42 |
ENGENHARIA DE AQUICULTURA – DIURNO | LARANJEIRAS DO SUL (PR) | 54 | 50 | 42 | 1.08 |
LIC EM CIÊNCIAS: BLG, FSC E QMC – NOTURNO | CERRO LARGO (RS) | 347 | 150 | 134 | 2.31 |
LIC EM CIÊNCIAS: BLG, FSC E QMC – NOTURNO | REALEZA (PR) | 312 | 150 | 147 | 2.08 |
LIC EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – DIURNO | LARANJEIRAS DO SUL (PR) | 21 | 30 | 24 | 0.70 |
LIC EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – NOTURNO | LARANJEIRAS DO SUL (PR) | 176 | 30 | 30 | 5.87 |
LIC EM PORTUGUÊS E ESPANHOL – DIURNO | CHAPECÓ (SC) | 33 | 30 | 23 | 1.10 |
LIC EM PORTUGUÊS E ESPANHOL – NOTURNO | CERRO LARGO (RS) | 178 | 30 | 30 | 5.93 |
LIC EM PORTUGUÊS E ESPANHOL – NOTURNO | CHAPECÓ (SC) | 74 | 30 | 30 | 2.47 |
LIC EM PORTUGUÊS E ESPANHOL – NOTURNO | REALEZA (PR) | 112 | 30 | 30 | 3.73 |
LICENCIATURA EM FILOSOFIA – DIURNO | CHAPECÓ (SC) | 38 | 50 | 24 | 0.76 |
LICENCIATURA EM FILOSOFIA – NOTURNO | CHAPECÓ (SC) | 50 | 50 | 34 | 1.00 |
LICENCIATURA EM FILOSOFIA – NOTURNO | ERECHIM (RS) | 36 | 50 | 49 | 0.72 |
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – DIURNO | CHAPECÓ (SC) | 27 | 50 | 18 | 0.54 |
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – NOTURNO | CHAPECÓ (SC) | 47 | 50 | 43 | 0.94 |
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – NOTURNO | ERECHIM (RS) | 57 | 50 | 45 | 1.14 |
LICENCIATURA EM HISTÓRIA – DIURNO | CHAPECÓ (SC) | 47 | 50 | 31 | 0.94 |
LICENCIATURA EM HISTÓRIA – NOTURNO | CHAPECÓ (SC) | 84 | 50 | 42 | 1.68 |
LICENCIATURA EM HISTÓRIA – NOTURNO | ERECHIM (RS) | 95 | 50 | 47 | 1.90 |
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – DIURNO | CHAPECÓ (SC) | 25 | 50 | 37 | 0.50 |
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – NOTURNO | CHAPECÓ (SC) | 114 | 50 | 49 | 2.28 |
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – NOTURNO | ERECHIM (RS) | 201 | 50 | 49 | 4.02 |
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA – DIURNO | CHAPECÓ (SC) | 20 | 50 | 16 | 0.40 |
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA – NOTURNO | CHAPECÓ (SC) | 52 | 50 | 43 | 1.04 |
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA – NOTURNO | ERECHIM (RS) | 72 | 50 | 50 | 1.44 |
MEDICINA VETERINÁRIA – | REALEZA (PR) | 1072 | 50 | 48 | 21.44 |
NUTRIÇÃO – DIURNO | REALEZA (PR) | 323 | 40 | 39 | 8.08 |
Fonte: UFFS