2.2. Estratégia de atuação frente às responsabilidades institucionais

2.2. Estratégia de atuação frente às responsabilidades institucionais:

No sentido de viabilizar a execução adequada do seu planejamento, a UFSC conduziu seu ciclo de gestão integrando o conjunto de 21 objetivos estratégicos com metas para cada uma das dimensões citadas no item 2.1.

As metas que orientam a gestão da instituição, da mesmo forma que os objetivos estratégicos, estão agrupadas de acordo com as cinco dimensões adotadas na UFSC:

  • Ensino;
  • Pesquisa;
  • Extensão;
  • Cultura e Arte;
  • Gestão.

a) Dimensão Ensino

Na Dimensão Ensino a UFSC planejou 6 objetivos, contendo 32 metas.

Para atingir o objetivo 1, foram planejadas as seguintes metas:

  • Formular e avaliar políticas e ações relacionadas aos cursos de graduação e educação básica em consonância com a missão da UFSC e de acordo com as diretrizes curriculares nacionais;
  • Incentivar a criação de novos cursos e realizar ações de apoio à reformulação, implementação e gestão dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de todas as unidades universitárias;
  • Ampliar a integração entre os cursos de graduação e os programas de pós-graduação nas modalidades presencial e a distância;
  • Estimular iniciativas de melhoria dos programas de educação básica, aumentando sua integração com os cursos de graduação e os programas de pós-graduação;
  • Fortalecer os cursos de formação de professores na UFSC, incluindo professores especializados no ensino a distância;
  • Institucionalizar as atividades  de ensino a distância nos níveis de graduação, pós-graduação e educação continuada;
  • Implementar ações de valorização dos coordenadores e servidores técnico-administrativos das coordenações dos Cursos de Graduação, da Educação Básica e dos Programas de Pós-Graduação;
  • Acompanhar os processos de avaliações internas e externas dos cursos e dos docentes, conscientizando a comunidade acadêmica da sua importância na melhoria contínua da qualidade dos cursos.

Para atingir o objetivo 2, foram planejadas as seguintes metas:

  • Estimular a utilização de metodologias educacionais inovadoras;
  • Fortalecer a interdisciplinaridade, especialmente em  cultura, artes, sociedade e ciência;
  • Estimular o envolvimento e a responsabilidade dos alunos de graduação em atividades de monitoria, pesquisa, extensão e aprimoramento profissional;
  • Readequar as atividades de estágios e estimular o exercício da atuação pré-profissional, além do uso efetivo dos períodos de recesso acadêmico;
  • Fomentar iniciativas institucionais que promovam a mobilidade interinstitucional estudantil e docente;
  • Incentivar a ampliação na  promoção de eventos acadêmicos inovadores com a participação de palestrantes externos.

O objetivo 3, foi contemplado com as seguintes metas:

• Estimular iniciativas de melhoria do desempenho dos programas de pós-graduação recém aprovados ou com notas 3 e 4;

• Consolidar a liderança nacional dos programas de pós-graduação com notas 5, 6 e 7, como formadores  de recursos humanos de alto nível para a sociedade brasileira;

• Estimular maior participação dos pós-graduandos em atividades de ensino, pesquisa e extensão;

• Estabelecer formas de apoio a  grupos de pesquisa emergentes em unidades universitárias existentes ou a serem criadas;

• Ampliar o apoio ao corpo discente para melhorar a qualidade de dissertações e teses, assim como incentivar publicações decorrentes;

• Incentivar a formação de pós-doutorado.

Para atingir o objetivo 4, foram planejadas as seguintes metas:

• Apoiar a oferta de curso de especialização e educação continuada de excelência, aumentando a interatividade com os setores organizados da sociedade;

• Aprimorar os instrumentos de oferta, viabilização e acompanhamento dos cursos;

• Fomentar a ação interdisciplinar e a participação de reconhecidos especialistas externos;

• Regulamentar e apoiar o oferecimento de cursos de mestrado profissionais.

Para atingir o objetivo 5, foram planejadas as seguintes metas:

• Aprimorar os mecanismos de acesso à Universidade e acompanhar as ações do Programa de Ações Afirmativas, procedendo a sua avaliação e à proposição de mecanismos relacionados às distintas dimensões e aos seus resultados;

• Ampliar o oferecimento de vagas em cursos noturnos, possibilitando maior acesso ao ensino público e gratuito;

• Ocupar vagas ociosas, após o processo de matrícula, com alunos especiais e por transferências e retornos de alunos regulares tanto para o ensino presencial como a distância;

• Monitorar os índices e as causas de evasão nos cursos de graduação presencial e a distância;

• Desenvolver ações inovadoras para reduzir a evasão, com a participação dos estudantes de pós-graduação e dos servidores técnico-administrativos.

Para atingir o objetivo 6, foram planejadas as seguintes metas:

• Implementar unidade organizacional específica e política de relacionamento com os egressos;

• Implementar programas de monitoramento dos egressos para fornecer subsídios aos cursos, visando à constante atualização dos  currículos perante as necessidades da sociedade;

• Desenvolver ações de cooperação e de promoção institucional com os egressos.

b) Dimensão Pesquisa

Na Dimensão Pesquisa foram planejados  os objetivos 7, 8, 9 e 10. Para atingir o objetivo 7, foram planejadas as seguintes metas:

• Reforçar a estrutura de apoio administrativo e técnico especializado a projetos de pesquisa institucionais;

• Fortalecer as atividades de pesquisa executadas nas unidades universitárias existentes e a serem criadas;

• Estimular iniciativas de melhoria do desempenho e das condições de financiamento dos Grupos de Pesquisa;

• Promover a integração da pesquisa com a extensão;

• Contribuir para a preservação da memória bibliográfica e documental, assegurando condições adequadas  de armazenamento aos acervos existentes na Universidade.

Para atingir o objetivo 8, foram planejadas as seguintes metas:

• Promover e apoiar atividades de pesquisa, no que diz respeito a sua execução e divulgação, com especial atenção à produção bibliográfica qualificada;

• Promover e apoiar o desenvolvimento de pesquisas individuais e coletivas, departamentais, interdepartamentais, interunidades e interinstitucionais;

• Consolidar e aperfeiçoar os instrumentos de avaliação das atividades de pesquisa;

• Fortalecer os conselhos de ética de pesquisa em seres humanos e animais.

O objetivo 9, contempla as seguintes metas:

• Fortalecer a transferência de tecnologia à sociedade;

• Ampliar as parcerias de pesquisa entre a Universidade e o setor empresarial, com atenção às pesquisas que envolvam proteção de resultados;

• Consolidar e expandir o Programa de Incubação de Empresas da UFSC;

• Fortalecer pesquisas com alcance comunitário e de grande repercussão social;

• Desenvolver e incentivar a pesquisa e a pós-graduação relacionadas à língua de sinais.

Para atingir o objetivo 10, foram planejadas as seguintes metas:

• Incrementar ações e projetos de cooperação internacional;

• Fomentar a cooperação institucional, interinstitucional, nacional e internacional em redes de pesquisa de alta complexidade;

• Fomentar a participação de docentes, servidores técnico-administrativos e discentes em eventos científicos internacionais para apresentação de trabalhos;

• Ampliar a publicação em revistas indexadas internacionalmente;

• Incentivar o intercâmbio internacional do corpo discente e programas de dupla titulação e cotutela.

c) Dimensão Extensão

Nesta Dimensão foram delineados os objetivos 11, 12 e 13. O objetivo 11, contém as seguintes metas:

• Consolidar a política de extensão vigente e expandir as atividades extensionistas;

• Fomentar atividades que mostrem os avanços científicos e tecnológicos realizados pela UFSC;

• Estimular e consolidar ações de interação entre os servidores — docentes e técnico-administrativos — e a sociedade nas atividades de extensão;

• Estabelecer uma política de avaliação das ações de extensão;

• Divulgar e apoiar a produção bibliográfica originada a partir dos conhecimentos produzidos nos projetos de extensão desenvolvidos pelos servidores desta Universidade e sociedade em geral;

• Apoiar o estabelecimento de parcerias com organizações públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos sociais;

• Aprimorar a interação com o Hospital Universitário nas ações de ensino e projetos sociais;

• Estimular a criação de um clube esportivo universitário para gerir as atividades esportivas da universidade;

• Estimular e consolidar atividades de extensão voltadas para a terceira idade;

• Incentivar a proposição de projetos que contribuam para a geração de emprego e renda de alunos, ex-alunos e da sociedade em geral;

Para atingir o objetivo 12, foram planejadas as seguintes metas:

• Fortalecer a inserção da Universidade na sociedade catarinense por meio de ações voltadas para a sustentabilidade;

• Fomentar a extensão por meio de intercâmbios e redes de cooperação interinstitucionais;

• Incentivar e facilitar a participação dos servidores da UFSC em comitês de assessoramento técnico e conselhos externos;

• Fomentar a criação  de grupos de análise de conjuntura e fóruns de discussão em diversas áreas temáticas, visando a ampliar as contribuições da UFSC para a resolução dos desafios contemporâneos da sociedade.

d) Dimensão Cultura e Arte

Na Dimensão Cultura e Arte planejaram-se os objetivos 13, 14 e 15. As metas para o objetivo 13 são as que segue:

• Fomentar a integração, a convivência harmônica e o bem-estar social da comunidade interna;

• Aprimorar as atividades culturais consolidadas na comunidade universitária;

• Promover a educação cultural e artística do corpo discente;

• Ampliar a promoção de eventos culturais de grande visibilidade e relevância;

• Ampliar a produção artística, enfatizando atividades em audiovisual e teatro;

• Realizar projetos e atividades artísticas inovadoras e ousadas;

• Estimular as atividades de música erudita na comunidade universitária;

• Realizar periodicamente atividades  filosófico-literárias e ciclos de cinema;

• Fomentar a realização regular de  atividades extracurriculares com personalidades das ciências e das artes, em especial sobre temas relevantes da atualidade;

• Fortalecer as oficinas do Departamento Artístico-Cultural;

• Ampliar o espaço e o acervo especializado da área artística e cultural;

• Revitalizar os espaços físico-culturais existentes na Universidade.

Para atingir o objetivo 14, foram planejadas as seguintes metas:

• Implementar o Projeto Arte nas unidades universitárias;

• Propiciar aproveitamento de atividades culturais como formação complementar;

• Fortalecer o desenvolvimento  de projetos inovadores em  design e arquitetura;

• Promover atividades musicais nas unidades universitárias;

• Estimular a participação dos  alunos dos centros científicos e tecnológicos em atividades culturais;

• Incentivar jornadas acadêmicas e de pesquisa na área de Artes;

• Potencializar parcerias para viabilizar projetos culturais de grande e médio porte.

No objetivo 15, foram planejadas as seguintes metas:

• Realizar anualmente eventos culturais que consolidem a atuação da UFSC como referência na área artística;

• Fomentar atividades que mostrem os avanços da pesquisa em arte realizada na UFSC;

• Fomentar atividades que mostrem os avanços culturais realizados pela UFSC;

• Fomentar o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais organizadas;

• Produzir programas de TVs e  documentários sobre a cultura catarinense;

• Fomentar o desenvolvimento de atividades organizadas de esporte e de lazer.

a) Dimensão Gestão

Nesta Dimensão definiram-se os objetivos 16, 17, 18, 19, 20 e 21. As metas delineadas para o objetivo 16 são as seguintes:

• Revitalizar a infraestrutura de planejamento institucional de curto, médio e longo prazos;

• Realizar sistematicamente, em conjunto com as unidades acadêmicas e administrativas, as atividades de planejamento institucional;

• Fortalecer a atuação dos órgãos  colegiados na definição de ações estratégicas nas áreas de planejamento, regulamentação e avaliação;

• Redefinir e implementar um sistema de avaliação continuada, integrado ao planejamento institucional;

• Avaliar e atualizar periodicamente o planejamento institucional.

Para atingir o objetivo 17, foram planejadas as seguintes metas:

• Atualizar periodicamente a legislação institucional;

• Conscientizar a comunidade universitária, em especial da área de pesquisa, quanto aos procedimentos previstos na legislação ambiental;

• Adotar o planejamento institucional como meio de implementar processos eficientes e efetivos de gestão;

• Implementar novas tecnologias e  processos, visando à melhoria dos serviços prestados;

• Fomentar iniciativas de Gestão Integrada, trabalhando as dimensões da qualidade total, de responsabilidade ambiental, de saúde e segurança no trabalho e responsabilidade social, visando à internalização progressiva de modernas práticas de gestão na Instituição;

• Desenvolver programas de racionalização e desburocratização de processos;

• Implantar modernas práticas de gestão de pessoas, potencializando o servidor técnico-administrativo na realização das atividades-meio;

• Reforçar a valorização e o respeito aos servidores, mobilizando suas competências e motivações;

• Integrar a gestão de servidores docentes e técnico-administrativos em educação;

• Aprimorar a integração da gestão dos programas de pós-graduação;

• Aprimorar as ações de interiorização da universidade, no âmbito de uma visão estratégica da expansão do ensino superior público.

Para atingir o objetivo 18, foram planejadas as seguintes metas:

• Modernizar a infraestrutura dos serviços de redes e sistemas de informação;

• Fomentar iniciativas para uma maior difusão do uso de software livre na Universidade;

• Modernizar a infraestrutura de acesso à informação dos Programas de Pós-Graduação;

• Fortalecer a manutenção preventiva de edificações, laboratórios, almoxarifados, sistemas de informação e de segurança física e patrimonial;

• Fortalecer o compartilhamento responsável de equipamentos científicos entre as diversas áreas da comunidade universitária;

• Desenvolver ações para a contratação de profissionais especializados para a operação de equipamentos de alta complexidade e o atendimento aos laboratórios multiusuários;

• Melhorar a infraestrutura para a realização de atividades artísticas, bem como para preservação de bem culturais;

• Definir os critérios da ocupação territorial e do uso do espaço físico, proporcionando a racionalização e humanização das atividades de ensino, pesquisa, extensão, culturais e de interação social;

• Estabelecer critérios de uso racional de recursos e ampliar e difundir iniciativas e programas já existentes, assegurando os princípios da sustentabilidade;

• Avaliar e melhorar os instrumentos e procedimentos relacionados à segurança pessoal e patrimonial na Instituição;

• Adequar a infraestrutura da UFSC de modo a garantir a acessibilidade para fins de inclusão social, levando em consideração diferenças físicas dos membros da comunidade universitária;

• Ampliar a área construída destinada às atividades meio e fim;

• Ampliar a oferta de refeições, modernizando/implantando restaurantes universitários.

Para atingir o objetivo 19, foram planejadas as seguintes metas:

• Reforçar o desenvolvimento individual, promovendo as potencialidades das pessoas e aprimorando a compreensão da função social do trabalho no serviço público de forma integrada com os objetivos institucionais;

• Buscar ajustes na carreira e nas atribuições dos servidores, docentes e técnico-administrativos, tendo em vista o planejamento institucional;

• Aprimorar o atual plano de capacitação profissional  e de educação formal, visando ao desenvolvimento individual e das carreiras;

• Gestionar, junto aos Órgãos de  Governo, a abertura de novos concursos públicos de servidores para atender às reais necessidades da Instituição;

• Integrar o dimensionamento de pessoal no planejamento institucional;

• Introduzir ações de desenvolvimento  institucional em parceria com os servidores aposentados;

• Consolidar a política de saúde integral para os servidores;

• Estabelecer ações de inclusão do servidor alinhadas com os objetivos institucionais;

• Aperfeiçoar e internalizar a cultura da avaliação de desempenho e da responsabilidade gerencial dos recursos públicos como ferramenta importante para um melhor desempenho institucional e relacionamento interpessoal.

Para atingir o objetivo 20, foram planejadas as seguintes metas:

• Definir e implantar ações de comunicação, planejada e articulada, com adequação dos instrumentos aos diferentes públicos;

• Modernizar os programas institucionais de divulgação científica e tecnológica, com o uso das técnicas mais recentes de comunicação;

• Consolidar a inserção e a visibilidade das unidades universitárias na própria Universidade e na sociedade;

• Desenvolver ações para fortalecer a imagem da Instituição junto à sociedade;

• Fortalecer o relacionamento da UFSC com os setores organizados da sociedade;

• Aperfeiçoar o relacionamento com  as organizações definidoras de políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão;

• Desenvolver e apoiar iniciativas  de fortalecimento  das agências de fomento de ensino e pesquisa.

No objetivo 21, foram planejadas as seguintes metas:

• Buscar novas fontes de recursos financeiros, tendo em vista o atendimento das ações de ensino, pesquisa, extensão, cultura e arte;

• Ampliar a divulgação e o estímulo à submissão de projetos em programas de desenvolvimento científico e tecnológico de diferentes fontes;

• Melhorar a governança na relação da Universidade com as fundações no apoio às atividades das unidades universitárias;

• Incentivar a participação dos discentes em eventos externos de ensino, pesquisa e extensão.

A partir das metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2010-2014) as Unidades da Administração Central conduziram as seguintes ações:

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS – PRAE

  • Reestruturação das atividades da PRAE em todos os novos campi;
  • Adequação da infra-estrutura e integração da gestão do LabUFSC com a BU;
  • Avaliação da gestão dos contratos de concessão de espaços comerciais no Campus;
  • Promoção de ações de acessibilidade para que as pessoas portadoras de necessidades especiais possam melhor conviver no espaço urbano, em especial na UFSC;
  • Desenvolvimento de atividades artísticas e culturais organizadas na UFSC;
  • Implantação de um programa de apoio para as atividades esportivas

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL – PRDHS

  • Potencialização do plano plurianual de capacitação profissional e de educação formal;
  • Gerenciamento da política de afastamento para formação de servidores técnico-administrativos em educação e docentes;
  • Adequação da legislação vigente da licença-capacitação ao desenvolvimento da carreira dos servidores;
  • Manutenção e ampliação das iniciativas na área de segurança e saúde integral já em curso na Instituição;
  • Desenvolvimento de ações almejando um melhor nível de qualidade de vida no trabalho aos servidores da PRDHS;
  • Gestão junto aos Órgãos de Governo para a abertura de concurso público atendendo às reais necessidades de STAE da UFSC, inclusive revendo o quadro dos cargos extintos e em extinção;
  • Acompanhamento da política de avaliação do servidor;
  • Criação e implementação de mecanismos para o aprimoramento na área de desenvolvimento humano;
  • Desenvolvimento de políticas de valorização do aposentado.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

  • Acompanhamento do desenvolvimento dos PPCs  dos novos campi;
  • Definição e supervisão do quadro docente dos novos campi;
  • Revisão e atualização da legislação referente ao ensino;
  • Definição dos critérios para medição da evasão na graduação a distância;
  • Criação de um sistema de gerenciamento de egressos UFSC;
  • Adequação dos PPCs às normas do SINAES, das diretrizes curriculares da área e da nova lei de estágios;
  • Informatização dos registros de diplomas de graduação;
  • Normatização do estágio curricular obrigatório e não obrigatório.

PRÓ-REITORIA DE INFRAESTRUTURA – PROINFRA

  • Atualização progressiva do acervo bibliográfico do sistema de bibliotecas da UFSC (BU);
  • Desenvolvimento e concepção do conceito de biblioteca interativa;
  • Implantação do Repositório Institucional (BU)
  • Readequação progressiva das  salas de aula considerando iluminação, climatização e acústica;
  • Implantação da SETIC (Superintendência de Tecnologia da informação e Comunicação);
  • Revitalização da rede de apoio computacional da UFSC visando gerenciamento completo e aumentar índice de disponibilidade no backbone ;
  • Consolidação e Virtualização do Centro de Dados objetivando redução do número de servidores instalados;
  • Implantação de infraestrutura para possibilitar contingência dos dados corporativos;
  • Ampliação da abrangência do serviço de telefonia IP corporativa;
  • Implantação progressiva de Sistemas de Gestão Administrativa: Virtualização de Processos administrativos, Compras e importações, Patrimônio e Almoxarifado.

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO – PRPE

  • Melhoria contínua na qualidade da produção bibliográfica (ISI);
  • Atualização da resolução de extensão;
  • Aperfeiçoamento contínuo dos formulários de registro das atividades de pesquisa e extensão;
  • Incremento nas Bolsas BIP

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

  • Redução do número de Programas avaliados com conceito 3;
  • Modernização da infra-estrutura administrativa dos Programas de Pós-Graduação;
  • Apoio na participação de docentes e discentes em eventos científicos para apresentação de trabalhos;
  • Valorização dos coordenadores e servidores técnico-administrativos das coordenadorias dos Programas de Pós-Graduação;
  • Reforçar ações e projetos de cooperação internacional;
  • Aprovação de um novo Regulamento Geral para a Pós-Graduação lato sensu;
  • Incentivo aos programas de dupla titulação e co-tutela;
  • Apoio as ofertas de curso de especialização e Educação continuada de excelência, aumentando a interatividade com a sociedade civil.

SECRETARIA DE CULTURA E ARTE – SeCARTE

  • Promoção anual da Semana Ousada de Artes e do ciclo Arte e Pensamento;
  • Apoio a projetos de teatro e audiovisual produzidos na UFSC;
  • Implementação de novas linhas da editora;
  • Consolidação do serviço de Projetos Culturais.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FINANÇAS – SEPLAN

  • Conclusão do Planejamento Estratégico em todas as instâncias da UFSC;
  • Elaboração de padrões e critérios de eficiência para obras e ocupação do espaço físico na UFSC;
  • Resgate e promoção das ações de uso racional de recursos (água e energia elétrica);
  • Redesenho e análise de processos e suas virtualizações;
  • Monitoramento de Desempenho Financeiro das Unidades Gestoras.

SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS – SINTER

  • Ampliação da participação da UFSC em Projetos multilaterais com a Comunidade européia;
  • Melhoria nos níveis de excelência dos programas e atividades envolvida no âmbito da AUGM;
  • Incremento no número de intercambistas estrangeiros na UFSC;
  • Disponibilização dos guias de intercâmbio para alunos estrangeiros e da UFSC;
  • Padronização do processo de inscrição de intercâmbio (incoming e outgoing).

Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago

Alguns programas se desenvolveram/estão se desenvolvendo melhor que outros, mas todos tiveram/tem uma contribuição marginal importante para o alcance da Visão 2012.

Mesmo ainda antes de chegar-se a 2012 (ano da visão, estabelecida em 2006), o HU praticamente já alcançou essa Visão: já é referência estadual em alta complexidade, realizando inclusive transplantes de córnea.

Talvez seja esse inclusive, o maior dificultador atual à sincronização dos programas. Tem-se no momento uma tendência a continuidade de desenvolvimento dos programas, porém sem aquela forte conexão com o todo e entre si. Com a Visão para 2012 já praticamente alcançada, o propósito comum dissipou-se e cada programa está voltado mais para a resolução e desenvolvimento de assuntos pontuais, do que para o alcance de um objetivo coletivo.  Faz-se necessário por isso, uma reavaliação do processo, com redefinição de nova Visão para os próximos 4 ou 5 anos, com implicações diretas nos programas ou questões estratégicas. Terão que obrigatoriamente ser atualizados, redefinidos e reescritos.

No exercício de 2010 o HU-UFSC, passou por grandes dificuldades para manutenção de suas atividades de assistência, ensino, pesquisa e extensão, no que se refere ao suprimento de materiais e bens de capital. Houve períodos críticos acarretando inclusive desabastecimentos de materiais de utilização regular para realização dos atendimentos aos internados e procedimentos cirúrgicos em razão de falta de recursos financeiros. Isso impossibilitou o cumprimento de todas as metas previstas no Plano Operativo. Contudo, houve o empenho para minimizar os prejuízos aos pacientes do SUS, buscando-se sempre aprimorar parcerias com outras instituições de saúde, na solução dos problemas trocando materiais sempre que possível. Em razão dessas dificuldades, houve o remanejamento de R$ 2.000.000,00, parcela prevista para investimento em capital, para suprir as necessidades de custeio. Com isso, acelera-se o sucateamento de equipamentos e bens de capital